Ábramo Éberle, 136 - sala 101 , Concordia / SC, 89700-204 +(49) 3442-6333 contato@altouruguai.eng.br

Serviços!

  • Alto Uruguai Engenharia!
  • Início
  • Engenharia e Saneamento!
 
 
 
 

Alto Uruguai Engenharia & Planejamento de Cidades

A empresa. A Empresa Alto Uruguai Engenharia & Planejamento de Cidades, atua desde o ano 2013 com objetivo de prestar serviços de assessoria e consultoria nas áreas de saneamento e meio ambiente.

Engenharia e Saneamento

Oferecemos serviços e soluções relacionados ao planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de sistemas de saneamento básico e infraestruturas relacionadas. Nosso objetivo é fornecer soluções para garantir o abastecimento de água potável, o tratamento adequado dos esgotos, a coleta e destinação correta de resíduos sólidos, além de promover a preservação do meio ambiente.

A Empresa possui profissionais altamente capacitados para desenvolver projetos na área de saneamento básico. Além da elaboração de Projetos básico e executivo de sistemas urbanos ou rurais, a empresa tem experiência no desenvolvimento de modelagem de sistemas de abastecimento de água com a utilização de software EPANET.

Neste seguimento os trabalhos disponibilizados são: dimensionamento de captação, adução, desenvolvimento de projetos para estação de tratamento de água (ETA), dimensionamento de linhas de recalque, setorização de sistemas com modelagem de redes e unidades, projetos de reservação e redes de distribuição de água. Todos projetos são providos de planilhas orçamentárias a fim de obter controle de custos para execução das obras.

Nesta área os profissionais da Empresa possuem experiência em projetos básico e executivo de rede coletora, estação elevatária de esgoto, interceptores, desenvolvimento de projetos de estação de tratamento de esgoto com lagoas de tratamento, sistemas compactos e descentralizados (sistemas condominiais e wetlands), dimensionamento de emissário e projetos de tratamento de lodo.

Além de trabalhar com estudos de concepção para definição de melhor tecnologia para o tratamento dos esgotos e traçados de rede, a empresa desenvolve todos seus projetos de rede de esgotamento sanitário com a utilização do Software SANCAD o que possibilita gerar as planilhas orçamentárias de acordo com as exigências de cada cliente. Todos projetos são providos de planilhas orçamentárias a fim de obter controle de custos para execução das obras.

Além dos projetos bésicos e executivos, há ainda os Planos Diretores de Macrodrenagem que possuem um viês voltado para o planejamento de programas, projetos e ações para minimizar os problemas de enchentes e cheias, e, com isso, facilitar a gestão destes serviços para os têcnicos municipais, bem como ampliar a qualidade de vida da população.

Os Planos Diretores de Macrodrenagem são propostos geralmente para municipalidades que apresentam problemas significativos com os processos de urbanização e impermeabilização excessiva dos solos, somados com ocupação irregular.

Com intuito de obter o diferencial das outras empresas deste segmento, a Empresa Alto Uruguai busca implantar em seus projetos toda disponibilidade de tecnologias e softwares para ampliar a qualidade dos nossos trabalhos. Tanto os projetos de Micro e Macrodrenagem são desenvolvidos atravês da máxima viabilidade técnica e económica, buscando sempre que possóvel e quando há interesse do cliente, a modelagem hidrológica e hidráulica dos sistemas atravês dos Softwares HEC-HMS e HEC-RAS consecutivamente.

A utilização desses dois softwares desenvolvidos pelo corpo de engenharia do exército norte americano é o diferencial em nossos projetos, através da simulação do comportamento das bacias de detenção/retenção no controle de cheias, canais de extravasamento, modelagem das redes de microdrenagem e o controle do nível de água nos dutos, simulação do nível de água nas calhas de rios em virtude das vazões projetadas para diferentes tempos, entre outros..

A gestão de resíduos deve priorizar a minimização da geração e o reaproveitamento dos resíduos, a fim de evitar danos ambientais e á saúde pública. O controle da geração deve ser considerado tanto no âmbito industrial quanto no campo de projetos e processos produtivos. Baseada na análise do ciclo de vida dos produtos e na produção limpa, a gestão de resíduos é uma maneira de atingir o desenvolvimento sustentável.

Com objetivo de atender de maneira integral tanto o setor privado quanto o público a ALTO URUGUAI conta com equipe especializada desenvolvendo projetos de:

- Adequação para coleta, acondicionamento, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos;

- Rotas de coleta;

- Instalação de Pontos de Entrega Voluntária é PEV;

- Desativação de aterros controlados e lixões;

- Aterro sanitário, centro de triagem de resíduos e usinas de compostagem. ;

Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) determinou que até agosto de 2014 todos os municípios brasileiros tenham eliminado os lixões a cêu aberto e promovam a destinação ambientalmente adequada para os resíduos.

A Lei também distinguiu o resduo do rejeito: resíduos devem ser reaproveitados e reciclados, enquanto apenas os rejeitos devem ter disposição final.

Assim, a solução para os resíduos domiciliares municipais começa pela coleta seletiva, com a separação na fonte, feita pela população, dos resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. O processo envolve ainda a compostagem para os resíduos orgánicos, o reaproveitamento e a reciclagem, com a formação de cooperativas de catadores de materiais reciclíveis. A disposição final segura deve ser feita somente para os rejeitos em aterro sanitário licenciado, o que corresponde, em média, a 20% dos resíduos domiciliares das cidades brasileiras..

A ALTO URUGUAI conta com equipe altamente qualificada para elaborar e acompanhar a execução de projetos de implantação de coleta seletiva..

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é parte integrante do processo de licenciamento ambiental da instituição e deve estar em consonância com o plano de gestão integrada de resíduos do município.

É o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes é geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e disposição final, bem como as ações de proteção é saúde pública e ao meio ambiente.

O gerenciamento dos resíduos sólidos consiste no conjunto de açães, diretas ou indiretas, que envolve as etapas de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos e dos rejeitos, que devem estar em consonância com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Segundo a Polótica Nacional de Resíduos Sólidos é PNRS (Lei 12.305/2010) regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, os geradores de resíduos sólidos que não sejam qualificados como de limpeza urbana são obrigados a elaborarem seus devidos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para demonstrar a sua capacidade de dar uma Destinação Final Ambientalmente Adequada aos seus resíduos.É A penalidade para os responsáveis pelas empresas que não cumprirem com a determinação desta lei pode começaar com a perda da sua licençaa de operação, aplicação de multas e até mesmo pena de reclusão de até 3 anos.

A ALTO URUGUAI conta com profissionais amplamente capacitados para atender e desenvolver os Planos de Gerenciamento de Resíduos, sendo eles:

PGRCC é Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil:

PGRCC é Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil:

Define onde é estimada a quantidade de cada resíduo, por classe, resultantes de uma construção. A destinação ambientalmente adequada para este tipo de resíduo também É determinada pelo Plano PGRS é Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

PGRS é Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos:

A legislação exige que grandes geradores, como indústrias, supermercados e shoppings, façam seu PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. O desenvolvimento desse Plano traz grandes benefícios para as empresas e exige a implantação de um Programa de Coleta Seletiva de qualidade.

PGRSS é Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde:

O PGRSS, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, é voltado a todas as unidades de Serviços de Saúde. No PGRSS, é destacado os tipos de resíduos e sua quantidade, além da destinação adequada que a unidade de serviço de saúde está oferecendo a cada tipo de resíduos de saúde.

Alto Uruguai
Olá! Posso ajudar?
 
 

Alto Uruguai Engenharia & Planejamento de Cidades.